24 maio 2012

DIA DA INFANTARIA

O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24. A data tem como objetivo relembrar a memória do brigadeiro Antonio de Sampaio, patrono da arma da Infantaria.

Em Três Lagoas, no quartel da 2ª Cia. de Infantaria, a data será comemorada hoje, a partir das 18 horas, com a qualificação dos soldados recém-incorporados, que receberão suas boinas – símbolo da conquista da instrução básica de um soldado. Na ocasião, também serão entregues medalhas de honra ao mérito para os soldados que mais se destacaram no treinamento.

Segundo o major Cláudio Eduardo Bouças, para receber a boina, os soldados são submetidos a uma série de treinamentos num período de três meses. “O soldado recebe a boina quando está pronto individualmente. O soldado se forja”.

Para Bouças, o Dia da Infantaria representa renovação, “pois é o compromisso com o legado deixado pelos nossos antepassados, no qual a vitória é a pauta da história do nosso exército”, finaliza.
A solenidade terá a presença de autoridades civis e militares. A comemoração continua no Clube Militar, onde após as solenidades e queima de fogos, acontece um jantar dançante.

Infantaria
Mesmo com as altas tecnologias no campo de batalha moderno, a necessidade de conquistar e manter o terreno fez com que papel da Infantaria continuasse praticamente imutável.

A Infantaria atua em todo território nacional, e o treinamento para combate é realizado em diversos tipos de terreno. Além disso, a arma tem participação destacada nas missões de paz das quais o Brasil participa.

A Infantaria possui diversas especialidades: blindada leve (aeromóvel), motorizada, pára-quedista, de selva, de montanha, de caatinga, de polícia do exército, de guarda, do Pantanal.


Sua missão-base é destruir ou capturar o inimigo com combate corpo a corpo. Na defensiva, mantém o terreno e contra-ataca; a principal característica é combater a pé e operar sobre condições meteorológicas adversas.
A Infantaria é essencial numa guerra, pois é ela que invade e ocupa o terreno inimigo.

Patrono
O Dia da Infantaria trata-se de uma homenagem ao Brigadeiro Antonio de Sampaio, consagrado pelo decreto 51.429 de 13 de março de 1962 como o patrono da arma de Infantaria, por se destacar como bravo líder de combate instrutor e disciplinador da Infantaria.

Foi por sua 3° Divisão de Infantaria (A Divisão Encourada) que em 24 de maio de 1866 participou da batalha Tuiuti, a maior batalha campal travada na América do Sul. Ele recebeu três ferimentos que culminaram em sua morte.

Sampaio era cearense, nascido em Timboril em 24 de maio de 1810; faleceu aos 56 anos.
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário