10 maio 2012

Dia da cavalaria


10 de Maio - Dia da Cavalaria


Imprescindível em todas as campanhas militares brasileiras, a Cavalaria sempre cumpriu com glória todas as missões recebidas. A “Arma Ligeira”, como é conhecida por sua forma de atuação, está repleta de heróis – soldados que souberam encarnar as mais caras virtudes cavalarianas, deixando em nossa história admiráveis exemplos de vida e de dedicação à Pátria.
Dentre os inúmeros vultos históricos que enobrecem a Arma de Cavalaria, um personagem se destaca: o Marechal Manoel Luís Osório.
Em 10 de maio de 1808, nascia Osório, filho de família humilde, em berço sem brasões, na fazenda de seus avós maternos, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual município de Osório, no Rio Grande do Sul.
Na imagem ao lado, o local onde nasceu Osório, patrimônio da Fundação Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório.
Criado no campo, o menino aprendeu, desde muito jovem, a dominar os animais que lhe serviam de montaria.
Nas lides rurais, fez-se bom cavaleiro; para estudar, fez-se soldado.
Alistou-se voluntariamente aos 15 anos, na Cavalaria da Legião de São Paulo, na Província do Rio Grande do Sul.
Aos 17 anos participou da Campanha da Cisplatina, em que se distinguiu por sua bravura, desprendimento e iniciativa, patrocinando atos de puro heroísmo, particularmente nos combates de Passo do Rosário e Sarandi.
A partir daí, fez-se presente em todas as campanhas travadas pela manutenção, configuração e consolidação de nossas fronteiras sul e oeste.
Mas foi na Campanha da Tríplice Aliança que Osório se destacou como chefe militar de prestígio.
No Passo da Pátria, lançou em sua Ordem do Dia uma das frases mais célebres de nossa história militar: “É fácil a missão de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever”.
De soldado a marechal, jamais teve descanso. Das refregas pela consolidação da Independência até a Guerra da Tríplice Aliança, foram nove campanhas pela manutenção da integridade territorial e afirmação da nacionalidade brasileira em período conturbado da História-Pátria.
Homem de estilo simples e de natureza desprendida, utilizava, nas noites frias da coxilha, a sela como travesseiro, a manta sua cama e o poncho seu cobertor.
Nos aflitos instantes em que tudo parecia perigar, transformava circunstâncias adversas e surpreendia o inimigo com inspirações quase divinas.
Por todas as qualidades que sua personalidade encerra, ninguém melhor que ele soube comandar esquadrões, regimentos e exércitos no fragor das batalhas.
Esse espírito guerreiro, dinâmico e arrojado marcou a vida e a carreira do Patrono da Arma de Cavalaria. Do ponto de vista político, Osório foi um incansável soldado na luta pelo fortalecimento das instituições.
Como militar, revelou ser uma pessoa nascida para exercer a difícil arte de comandar, um desses chefes que fascinam seus subordinados, cujos exemplos empolgam e arrastam seus comandados.
O Marechal Manuel Luís Osório deixou nobre exemplo de bravura e de integridade de caráter. Respeitado e adorado pelos compatriotas, temido e admirado pelo inimigo, tal a grandeza de seus feitos nos campos de batalha.
Osório, o Legendário, exemplo de soldado, comandante determinado, líder nato! 10 de maio – data do seu nascimento – Dia da Cavalaria.
A Escola de Equitação do Exército parabeniza a todos os cavalarianos pela passagem desta data tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário